O Marista Brasil
O Colégio Marista Frei Rogério integra o Marista Brasil, rede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.

Os Colégios Maristas
Valores e Excelência no Ensino: esse é o Jeito Marista.

Acreditamos na transformação do mundo por meio de crianças e jovens solidários e investigativos, que reconheçam seu papel no mundo e que estejam preparados para uma sociedade em constante transformação.

Nas 19 unidades dos Colégios Maristas, os alunos recebem uma formação integral composta pela tradição de nossos valores e pela excelência acadêmica de uma aprendizagem significativa e transformadora.

O Instituto Marista

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.

Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

80 anos a serviço da educação em Joaçaba e região

O Colégio Marista Frei Rogério Foi fundado no dia 11 de abril de 1943, recebendo o nome de “Ginásio Frei Rogério”, em homenagem ao missionário Franciscano, pioneiro na região.

Contava com 90 alunos divididos entre 1ª série ginasial e o curso preparatório, sendo que o ano escolar se encerrou com o significativo número de 171 alunos, desses, 32 eram internos e 30 aspirantes à vida Marista. O Ginásio Frei Rogério destacou-se pelo estudo sério e valorizado, com aulas que se desenrolavam nos turnos matutinos e vespertinos; alguns alunos chegavam a almoçar no Colégio para não perderem os preparativos das aulas da tarde.

Com o passar dos anos, o Ginásio Frei Rogério foi ampliando suas instalações, contando hoje com Laboratório de Informática, diversificada Biblioteca, Capela, Ginásio Poliesportivo, Campo de Futebol Suíço e Pista de Atletismo, Sede Campestre, Laboratório de Química e Hall Coberto, além de diversas salas de apoio que auxiliam na concretização do sonho de São Marcelino.
Foto - Frei Rogério

Itens relacionados

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?