Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Festival Artístico, Eternizando Memórias

FESTIVAL ARTÍSTICO, ETERNIZANDO MEMÓRIAS

Educação Infantil – Ensino Fundamental I e II – Ensino Médio

 

A ação leva em conta que o conhecimento da arte é ponto fundamental no desenvolvimento dos três campos conceituais: criação, produção e análise, proporcionando o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dele, o indivíduo amplia sua sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação.

O objetivo do Festival é promover a cultura neste momento de pandemia, por meio de atividades estimuladoras em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos.

As modalidades do festival são: fotografia, poesia/crônica, desenho (preto e branco ou colorido) e pintura.

 

Fotografia

Curiosamente, a primeira fotografia (1826) da qual ainda temos registro é a paisagem vista da janela de Joseph Niépce, um dos inventores da fotografia. Essa imagem demorou 8 horas para ser captada, e quase 200 anos nos separam dela.

Nestes dias, em nossas casas, é interessante perceber que a palavra “janela” também significa abertura; seja de uma edificação, ou de um veículo, esses vãos nas paredes têm sido um lugar para estar com o mundo lá fora. Um modo de ventilar e iluminar nosso interior, para além da internet. Aliás, nossas primeiras janelas são nossos olhos.

O fotógrafo Robert Frank (1924-2019) mudou o curso da fotografia do século 20. Quando a vida americana passava por turbulências de vários tipos, como a cultura de consumo, Frank soube encontrar novas áreas de poesia em cantos simples e esquecidos daquele país, tanto em cenas singelas quanto sombrias do sonho americano.

No Brasil, o artista Egidio Rocci (1960-2015) fez registros das janelas do seu apartamento e chamou o projeto “Do oitavo andar”, bastante atento ao que acontecia nas diferentes janelas da sua casa.

Rocci fotografou pássaros, aviões e pipas no céu. Também direcionou sua lente para baixo, captando imagens das pessoas que passavam na rua, estendiam roupas no varal, descansavam ou faziam suas obrigações diárias e triviais. Flagrou gatos andando nos muros da vizinhança e trabalhadores nos prédios vizinhos, ou simplesmente captou as sombras projetadas nas paredes ao alcance dos seus olhos.

Assim, o Colégio Marista Frei Rogério desafia você a desenvolver um olhar mais atento ao seu entorno. Nosso desafio é que você explore o que você vê da(s) sua(s) janela(s).

O QUE TEM ALI? O QUE VOCÊ PERCEBE?

O QUE PODE SER FOTOGRADO QUE VOCÊ NUNCA TINHA PENSADO? O QUE SENTE COM ISSO?

Nossa região tem, no pôr-do-sol, um verdadeiro espetáculo da natureza, mas podemos ir além. Preste atenção nas sombras, reflexos, num raio de sol que invade o espaço, nas pessoas que passam, na luz tênue que faz a cidade brilhar nos fins de tarde.

 

FAÇA A SUA FOTO E ENVIE PARA NÓS!

 

Poesia/crônica

“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.” – José Saramago

Vivemos um tempo muito particular. Um tempo inédito para muitas crianças e jovens – e mesmo para os adultos. Tempo-espaço de reclusão, tempo de introspecção, tempo de olhar para dentro de nossas casas, de nossas vidas, para dentro de nós, e encontrar novas perspectivas e percepções acerca do que vivemos. É tempo de produzir memórias e de significar experiências para seguir viagem, tempo de estar pronto para recomeçar de um outro-mesmo lugar que surge do entremeio entre o que fomos, o que somos e o que seremos.

Nosso desafio a vocês, crianças e jovens do colégio Marista, é conferir materialidade linguística a essas memórias por meio das narrativas. Tecendo a arte de narrar, no jogo entre as palavras, somos capazes de dar voz, corpo e forma às recordações e lembranças que nos constituem, já que “a memória é a própria substância da narrativa” (GARDÈRE, 2003).

AVENTURE-SE! Desafie-se a exercitar a produção dos gêneros textuais trabalhados nas aulas online e participe dessa coletânea, que se tornará o relicário “ETERNIZANDO MEMÓRIAS – Registros Artísticos de nossos dias de quarentena”.

 

FAÇA E ENVIE PARA NÓS!

 

Desenho (preto e branco ou colorido) e Pintura

Pintura é a técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe matizes, tons e texturas. Mais especificamente, é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.

A pintura é uma forma de manifestação artística existente há muito tempo na História da humanidade, como revelam as pinturas rupestres, feitas por homens pré-históricos em rochas ou cavernas.

Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, por meio de pigmentos diluídos em um solvente; pintura mural, feita ou aplicada sobre uma parede; pintura a têmpera, pigmentos dissolvidos em um adstringente, como a cola.

Muitos consideram a pintura a óleo como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes. Ela foi usada na criação de muitas obras de arte, como a Mona Lisa.

A pintura pode ser ligada à produção de imagens decorativas ou imagens de representação, seja figurativa ou abstrata. Uma pintura figurativa é essencialmente a representação pictórica de um tema, ou seja, quando o artista reproduz em seu quadro uma realidade que lhe é familiar.

O tema pode ser uma paisagem, uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana. Já a pintura abstrata não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria. (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/pintura.htm) Publicado por: Patrícia Lopes Dantas

A série “Os Santos Usam Branco”, do chinês Duyi Han, abarca uma pintura e o projeto de um amplo mural concebido para homenagear aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

Desafiamos você a desenvolver um olhar mais atento ao seu entorno. Nosso desafio é que você expresse o que está sentindo neste momento, que produza memórias e dê significado às experiências vivenciadas neste momento.

Você já pensou em se aventurar pelo mundo da pintura? Mergulhe nesta experiência, prepare-se com tintas de várias cores e libere o artista que existe dentro de você. Desafie-se a produzir lindos desenhos e participe dessa coletânea, que se tornará o relicário “ETERNIZANDO MEMÓRIAS – Registros Artísticos de nossos dias de quarentena”.

 

FAÇA E ENVIE PARA NÓS!

 

 

REGULAMENTO

  1. Do Festival

1.1 Objetivo

O objetivo do FESTIVAL ARTÍSTICO – ETERNIZANDO MÉMORIAS “Da Janela – registros artísticos destes dias em quarentena”, idealizado pelo Colégio Marista Frei Rogério de Joaçaba, é oportunizar e incentivar a prática de diversos gêneros artísticos, assim como ampliar o olhar  do jovem no seu entorno através da fotografia, pintura, desenho e poesia/crônica,  para desenvolver a percepção do cotidiano e, consequentemente, do mundo, como forma de exteriorizar as sensações do eu subjetivo.

1.2 Requisitos para participação

Tendo em vista que o FESTIVAL ARTÍSTICO – ETERNIZANDO MÉMORIAS “Da Janela – registros artísticos destes dias em quarentena” é voltado à valorização das experiências artísticas de crianças e adolescentes, poderão dele participar todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª ao 3 ªº) que atendam aos seguintes requisitos:

  1. a) Estar regularmente matriculado nessa unidade de ensino.
  2. b) Concorrer aceitando, integralmente, as condições previstas neste regulamento.
  3. c) Apresentar, em Língua Portuguesa, poesia ou crônica inéditas e originais.
  4. d) Produzir uma arte pessoal inédita e original.

 

  1. Das inscrições

As inscrições deverão ser feitas, no período de 22 de abril a 31 de maio de 2020, em nosso site www.maristafreirogerio.com.br ou pelo link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=w_YeiiSDA0G_ShMoxdw2U0nT_6XYOF5KvDkLv4OPcrRURFpLNTI2TzVWTFpJSkJRQkVBSjZQR1lYWS4u

A inscrição e foto da produção artística, devem estar anexa, contendo o nome completo e a turma do aluno.

 

  1. Das Categorias:

3.1. Alunos da educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental – anos iniciais participam da categoria arte podendo produzir fotos ou desenhos.

3.2. Alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental podem optar por participar da categoria Arte: foto, desenho ou pintura e escrita literária: poesia.

3.3. Alunos do ensino fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio podem optar por participar da categoria Arte: foto, desenho ou pintura ou escrita literária: crônica/poesia.

 

 

  1. Da forma (FOTOGRAFIA)

Cada participante poderá concorrer com apenas uma fotografia.

4.1 As obras devem ser originais e inéditas em qualquer tipo de mídia, e apresentar título.

4.2 A fotografia inscrita deve obrigatoriamente ser tirada na cidade onde mora, seguindo o título do projeto: Eternizando Memórias “DA JANELA – registros artísticos destes dias em quarentena”

4.3 Serão aceitas fotos em preto e branco ou coloridas.

4.4 É admitido o uso de edição e filtros, para melhorar contrastes e luminosidades, se necessário.

4.5 Não serão aceitas intervenções com figurinhas, distorções ou efeitos de aplicativos.

4.6 Para a produção da fotografia, pode ser usado celular ou câmera.

4.7 O arquivo da imagem deve garantir a qualidade, em caso de ampliação e/ou impressão.

4.8 Deverá a fotografia conter legenda explicando o que estava sentindo naquele momento.

4.9 Serão desclassificadas:

  1. a) Inscrições em desconformidade com este regulamento.
  2. b) Escritas com conteúdo ofensivo ou discriminatório a pessoas ou grupos de pessoas.
  3. c) Obras não inéditas, que tenham sido publicadas em parte ou no todo por qualquer veículo de comunicação.

 

  1. Da forma (poesia/ crônica)

Cada participante poderá concorrer com apenas um dos gêneros acima citados.

5.1 As obras devem ser originais e inéditas em qualquer tipo de mídia, e apresentar o título do projeto: Eternizando Memórias “DA JANELA – registros artísticos destes dias em quarentena”;

5.2 O texto pode ter até 2 (duas) páginas em folha A4, com margens de 1,5 cm, fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.

5.3 Os alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental devem produzir a escrita literária do gênero poesia juntamente a um desenho, retratando o que sentiram naquele momento.

5.3 Serão desclassificadas:

  1. a) Inscrições com gênero incorreto ou em desconformidade com este regulamento.
  2. b) Escritas com conteúdo ofensivo ou discriminatório a pessoas ou grupos de pessoas.
  3. c) Obras não inéditas, que tenham sido publicadas em parte ou no todo por qualquer veículo de comunicação.
  4. d) Plágios ou indícios de plágio.
  5. Da forma (Desenho preto e branco /colorido ou pintura em tela)

Cada participante poderá concorrer com apenas um dos gêneros acima citados.

6.1 As obras devem ser originais e inéditas em qualquer tipo de mídia, e apresentar o título do projeto: Eternizando Memórias “DA JANELA – registros artísticos destes dias em quarentena”;

6.2 A pintura em tela será em tela branca, no tamanho 40x50cm, pintada com tinta.

6.3 Para o desenho colorido deverá ser em folha tipo sulfite branca, usar lápis de cor colorido.

6.4 Para o desenho preto e branco deverá ser em folha tipo sulfite branca, executado e esfumado em lápis 2B e 6B.

6.5 Deverá cada desenho ou pintura em tela conter legenda explicando o que estava sentindo naquele momento.

6.6 Serão desclassificadas:

  1. e) Inscrições com gênero incorreto ou em desconformidade com este regulamento.
  2. f) Escritas com conteúdo ofensivo ou discriminatório a pessoas ou grupos de pessoas.
  3. g) Obras não inéditas, que tenham sido publicadas em parte ou no todo por qualquer veículo de comunicação.
  4. h) Plágios ou indícios de plágio.
  5. Dos critérios de avaliação

A comissão julgadora avaliará critérios inerentes a:

  1. a) Criatividade.
  2. b)
  3. c) Enquadramento fotográfico.
  4. d) Concisão.
  5. e) Características literárias.
  6. f) Cumprimento do regulamento.

 

  1. Do julgamento

7.1 As produções serão selecionadas e classificadas por uma comissão julgadora nomeada pelo Colégio Marista Frei Rogério a seu exclusivo critério e constituída por professores especializados na área de Letras e História da Arte, além de pessoas de renome na área literária, artística e fotográfica. As decisões desta comissão serão soberanas e contra elas não caberá recurso.

 

  1. Da divulgação do resultado

A lista das obras classificadas será divulgada até o dia 15/06 pelas redes sociais do Colégio e em evento de reconhecimento público a ser oportunamente marcado, observando-se as especificidades do atual cenário.

 

  1. Da premiação

9.1 Todas as obras inscritas e que atendam ao requisito deste concurso serão publicadas

em e-book.

9.2 A comissão julgadora escolherá, dentre os inscritos, as cinco melhores produções de cada turma, de acordo com os critérios supracitados. Os cinco selecionados de cada categoria receberão um certificado de menção honrosa.

 

  1. Da responsabilidade

Os participantes são responsáveis pela veracidade dos dados fornecidos no ato da inscrição, bem como por conceitos e opiniões expressados em seus trabalhos.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.