Agendar visita
Conheça nossa proposta
Rematrícula
Para alunos Maristas

Roda de Conversa com os candidatos a Deputado Estadual

Qual é o papel de um deputado estadual? No que eles influenciam a vida da comunidade? E quais são as propostas que cada candidato traz nessas eleições? Essas são apenas algumas indagações que foram respondidas durante uma Roda de Conversa realizada pelo Colégio Marista Frei Rogério, de Joaçaba (SC), na última terça-feira, 11 de setembro. O evento aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt e contou com a participação de cinco , dos seis candidatos a deputado estadual da região Meio Oeste de Santa Catarina.

 

A Roda de Conversa contou com parceria da Paróquia Santa Terezinha. A mediação do debate foi feita pelo Padre Pedro Ângelo Manchini. Os candidatos responderam às perguntas realizadas pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Frei Rogério. As questões foram embasadas em pesquisas realizadas pelos estudantes, que analisaram tanto as propostas dos candidatos como as demandas da região de acordo com seu ponto de vista.

 

Para Angela Maria Ratti, aluna da 3a série do Ensino Médio, a oportunidade de maior proximidade com os candidatos e da avaliação de suas propostas são pontos essenciais para todos os cidadãos. “Estamos vivendo um momento político muito complicado e somente com senso crítico vamos conseguir mudar alguma coisa. Não devemos votar no menos pior, mas sim naquele que representa nossos interesses comunitários”, analisa a estudante que vai participar das eleições pela primeira vez este ano.

 

De acordo com o diretor do Colégio Marista Frei Rogério, Evilásio Tambosi, o objetivo da ação é estimular o senso de cidadania e protagonismo tanto nos alunos como na comunidade. “As eleições são momentos democráticos muito importantes e a população precisa se sentir parte disso. Queremos aproximar os candidatos da população e formar o senso crítico em nossos alunos, que serão os próximos eleitores do Brasil”, explica.

 

Funcionamento

A Roda de Conversa foi dividida em quatro blocos. Na primeira parte, todos os candidatos responderão a cinco perguntas realizadas pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Frei Rogério. No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas realizadas por moradores da região, que foram gravadas em vídeo pelos alunos. Cada candidato responderá a uma pergunta somente, escolhida por meio de sorteio.

 

O terceiro bloco contará com a participação de jornalistas da região, que farão perguntas aos participantes. A parte final será para considerações e conclusões de cada candidato. Ao todo, o evento deve ter duração de duas horas.

 

Para o analista de Pastoral do Colégio Marista, Vanderlei Leria, a Roda de Conversa acontece em um importante momento político do Brasil e também inicia o debate para a campanha da Fraternidade do ano que vem. “Com as pesquisas e discussões iniciadas aqui, teremos maior subsídio para analisar o tema de 2019 que será Fraternidade e Políticas Públicas. O jovem precisa estar inserido nesses temas e nada melhor do que estimular o protagonismo em todas as esferas”, avalia.

 

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Clique para acessar!

Fale conosco

Entre em contato com a Rede Maristas de Colégios e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Ir para o Fale Conosco