Conheça o Conexão XXI

Conheça o Conexão XXI, uma exclusividade Marista do Ensino Fundamental Anos Finais

Desde 2020, o componente curricular “Conexão XXI” faz parte da proposta pedagógica e da grade horária dos Colégios Maristas. Toda semana, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental possuem uma aula desse componente inovador, que além de promover o protagonismo e a autonomia das crianças e adolescentes maristas, proporciona vivências engajadoras em temáticas atuais.

No Conexão XXI, em cada ano escolar, os alunos têm oportunidade de desenvolver projetos relacionados às seguintes áreas do conhecimento:

6º ano – Linguagens: Por que os dez mais são os dez mais?

7º ano – Ciências Humanas: Cidade sob suspeita

8º ano – Ciências da Natureza: Fake ou News?

9º ano – Matemática e suas Tecnologias: Pontes para vencer obstáculos

Em cada um desses projetos, por meio de metodologias ativas, os professores atuam como mediadores, instigando a curiosidade dos estudantes e acompanhando-os nas etapas de pesquisa, estudo e produção dos trabalhos.

Em 2021, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o componente Conexão XXI rendeu boas aprendizagens aos alunos e, para celebrá-las, todos os colégios da Província Marista Brasil Centro-Sul se reuniram de maneira online. Na live de abertura e nas partilhas que ocorreram entre turmas, os educadores e estudantes puderam compartilhar suas experiências, resultados e já traçar planos para 2022.

Por falar em 2022, os projetos já estão a todo vapor nos colégios e neste ano, o evento que ocorrerá no segundo semestre terá o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus como anfitrião da celebração.

Quer saber mais?
Visite a página do Conexão XXI e conheça alguns dos projetos já realizados pelos estudantes.