Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Campanha incentiva a vivência dos valores por todos os Maristas

A campanha Viva+Valores apresenta os novos valores do Grupo Marista:

Os novos valores garantem o alinhamento com o Brasil Marista e, principalmente, com o legado intelectual e espiritual de Marcelino Champagnat.
As principais mudanças em relação aos antigos valores são:
– O valor da Justiça foi substituído por Solidariedade;
– O valor da Interculturalidade foi inserido;
– O valor Presença Significativa foi renomeado para Presença.

A campanha, além de reforçar as alterações, incentiva a vivência dos valores por todos os Maristas. Para cada valor, foram elaborados ícones, que trazem os seguintes significados:

ESPIRITUALIDADE
É representada pela imagem do fogo, que representa a chama da vida, do Espírito Santo, símbolo do divino em várias culturas que contribui para a renovação espiritual. Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, com nós mesmos, com as pessoas e com a natureza.

SOLIDARIEDADE
A tenda, escolhida para expressar a solidariedade, sugere o envolvimento das pessoas, a abertura ao outro e o cuidado da casa comum. Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

INTERCULTURALIDADE
A interculturalidade foi representada pelo caractere do asterisco que contempla diferentes traços que se interligam, fazendo referência ao diálogo, ao respeito e ao relacionamento com outras culturas. Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

AMOR AO TRABALHO
O valor do amor ao trabalho é representado pelo coração, formado pelo “M” de Marista e o “V” de valor. Remete à fraternidade e ao espírito cooperativo. Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

ESPÍRITO DE FAMÍLIA
O espírito de família é expressado pelo balão do diá¬logo, fruto do acolhimento e da união, da compreensão do diferente e do objetivo comum. Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

PRESENÇA
O valor da presença foi simbolizado pelos colchetes, que são utilizados para definir um conjunto na matemática, e sugere proximidade, acolhida e escuta. Somos presença significativa e acolhedora junto às pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.

SIMPLICIDADE
O valor da simplicidade retoma o símbolo da violeta que demonstra a busca pela humildade, modéstia e a própria simplicidade para os Maristas. Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.

Websérie
A campanha conta com uma websérie composta por sete vídeos que dramatizam de maneira criativa histórias reais vividas por colaboradores do Grupo Marista. Estes vídeos estão disponíveis na landing page www.grupomarista.org.br/vivamaisvalores, com versão mobile.
A landing page oferece mais informações sobre a campanha, além de depoimentos de colaboradores que vivenciam no dia a dia os valores. É possível receber um “pensamento do dia” inspirador e ainda fazer download de peças da campanha para divulgação.

O Grupo Marista acredita que os valores se constituem em grandes pilares que fortalecem a sua missão de formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade. Que a luz do Espírito Santo guie o caminho de todos os Maristas de Champagnat rumo ao “novo começo” inspirado pelo Bicentenário do Instituto Marista!

Share

Itens relacionados

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.